O que significa vencer?
Eu queria falar sobre algo que andei lendo e ouvindo e que me ajudou a refletir sobre esse assunto. Aquele sentimento de querer chegar primeiro no farol, de querer ser o primeiro a descer do ônibus, de querer ter um cargo de status dito elevado e respeitável pela sociedade, o melhor salário, melhor carro, e por aí vai… Isso tá perdendo a importância.
Um dos gatilhos foi o podcast da lambda 3 que fala sobre decrescimento. Eu já tive outras influências, só que antes do estalo a gente acha que sabe e que está tudo certo, só que um dia a gente da de cara com o espelho e aprende que está sempre aprendendo. É legal o confronto com a realidade.
Eu acho que Ouro de Tolo representa bem o que eu quero dizer aqui, só que essa letra nunca fez tanto sentido quanto agora. O pior é que sempre gostei dela, mas eu achava que entendia a letra. Eu entendia o que eu queria entender. Mas sem querer parecer pretensioso e talvez já sendo, acho que hoje eu entendo um pouco mais.
Claro que ganhar é bacana, eu sou um bom competidor, aliás. Mas a questão não é essa.
É mais por saber lidar com a questão de não querer sempre ganhar, ou buscar um valor diferente, além do material. Saber perder ou abandonar o jogo se ele estiver fazendo mal. A gente vai lutar pra conseguir aquilo que a gente quer, mas sem olho muito gordo, sem cobrança demais, sem desespero, sem agonia. Tem tanta coisa interessante acontecendo nesse exato momento e a gente precisa aproveitar.
O risco de não saber deixar de vencer.
Mas eu não tenho as manhas de dizer que eu já venci esse obstáculo. Até porque tem muita força te puxando para o caminho inverso do que estou trazendo aqui, então dá muito trabalho manter esse posicionamento. Talvez no final a gente consiga ressignificar o valor da palavra vitória, mas também parece que não tem nada a ver com “vencer”. Parece que esse é um caminho sem volta que não leva a lugar algum.
É chato chegar a um objetivo num instante.
Já dizia Raul.